FacebookTwitterYouTube
Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

Estação Ferroviária

Estação Ferroviária

No dia 1 de outubro de 1889 quando foi inaugurada até o presente momento em passa pelo seu primeiro processo de restauro podemos estabelecer fio condutor de imagens que representam as inúmeras intervenções tanto do tempo quanto da ação humana.


 

A imagem a seguir é um importante registro da Estação Ferroviária de Espírito Santo do Pinhal apesar do edifício não aparecer por completo nesta imagem há o registro da inauguração do segundo prédio da estação que foi totalmente refeito em 1913, no momento de sua (re) inauguração com o Comendador João Elisário de Carvalho Monte Negro, que como foi um dos responsáveis pelo empreendimento da Cia Carris Pinhalense.


 

Entre 1889 até 1913 não há notícias de intervenções significativas no imóvel, portanto, há indícios que até a primeira década do século XX a Estação Ferroviária tenha permanecido como a imagem a seguir coletada nos arquivos da Cia Mogiana.

Em 1913 de acordo com Relatório da Mogiana o prédio representado na imagem anterior foi totalmente demolido e no mesmo local foi construído um prédio com espaço para armazém, casa do chefe da Estação além do recinto mais amplo para o fluxo de passageiros. Dessa forma, o prédio que substitui o anterior está representado nas imagens a seguir.

A Estação Ferroviária funcionou até 31 de dezembro de 1960 quando foi desativada e seus funcionários foram transferidos para Ribeirão Preto, após sete anos em 1967 o trilho do trem, bem como a rotunda, foi retirado e o edifício permaneceu, porém em situação de abandono, até o seu projeto de restauro financiado pelo Fundo de Interesses Difusos do Estado de São Paulo.


CONTATO:

ATENDIMENTO

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER MAIS





Em breve!