O Palácio do Café é um imóvel inaugurado nos primeiros anos da República anos que foi construído para ser a sede do governo municipal de Espírito Santo do Pinhal no estilo Câmara Cadeia o prédio segue essa referência do modelo administrativo português instituído no Brasil desde o período colonial, no entanto, do ponto de vista arquitetônico o imóvel está inserido no conjunto arquitetônico da Primeira República:
No Brasil, a introdução do ecletismo na arquitetura se deu sob a influência das políticas europeias, contrário à revolução industrial natal, foram importados muitos métodos e materiais.
A mudança do neoclássico para o ecletismo foi gradual e se iniciou no academicismo – Academia de Belas Artes. Suas características mais marcantes são a simetria, uma forte representatividade de ostentação e ornamentação das fachadas. Temos muitos prédios que exacerbam a simetria quando em posição de esquina, curvando a fachada e complementando os lados com a simetria perfeita. É neste período que surge uma tipologia de casa urbana, já que o Brasil abandonara o regime imperialista e as famílias passaram a aglomerar-se rapidamente na área urbana. Em virtude disso, as cidades passaram a receber investimentos em sua estruturação, tais como, rede de esgoto e distribuição de água potável, iluminação, ruas e passeios para pedestres, arborização e equipamentos urbanos.
O Ecletismo teve seu auge em São Paulo, com destaque ao arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Prédios públicos, residenciais e comerciais receberam elementos decorativos presentes deste estilo.
O estilo neogótico nacional
No final do reinado de D. Pedro II e advento da República, o estilo gótico ganhou popularidade no cenário da arquitetura brasileira.
Esse estilo teve sua presença mais marcante em edificações religiosas. São justamente as Igrejas onde aparecem de forma mais grandiosa e exuberante os ornamentos e elementos compositivos peculiares do movimento neogótico.
Vamos encontrar construções importantes em São Paulo e Minas Gerais. Um fator determinante para este estilo aparecer de forma forte na região sul, particularmente no Rio Grande do Sul, foi a colonização europeia. Os italianos e alemães fundamentaram sua arquitetura religiosa com o estilo neogótico.(www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/arquitetura-do-periodo-da-republica)
O imóvel foi tombado pelo Condephaat em 1992 e compõe um conjunto arquitetônico de grande importância para a História de Espírito Santo do Pinhal, do Estado de São Paulo e do Brasil.
CONTATO:
ATENDIMENTO