FacebookTwitterYouTube
Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

Theatro Avenida

Theatro Avenida

O cine Theatro Avenida é patrimônio histórico, cultural e artístico de nossa cidade. Existe por obras de três famílias pinhalenses: os Bartholomei, os Galeano e o Martins, que o construíram e inauguraram em 29 de Dezembro de 1927. O cine Theatro Avenida foi, literalmente, palco de cultura e lazer durante décadas, pois era o local preferido para o encontro da sociedade pinhalense. Filmes, peças teatrais, festas de formatura, conferências e outros eventos aconteceram ou foram transmitidos no espaço.

Segundo relatos, muitas companhias teatrais por aqui se exibiram nas décadas de 1930 e 1940. Pinhal sempre foi bem representada por grupos de teatro, em diferentes épocas. Nos anos de 1940, havia um grupo da Rua Barão, o Esporte Clube Comercial. Nos anos 1950, o Teatro Pinhalense de Amadores era dirigido pelos senhores Epaminondas Scalese, Valdomiro Câmara Leitão e a professora Thereza Selito Salomão.

Havia também o de teatro grupo da Sociedade São Vicente de Paulo, na Rua Pinheiro Machado. Durante muito tempo o Theatro Avenida funcionou como cinema, local que aos domingos, aconteciam vesperais que faziam a criançada vibrar com os filmes seriados.

Infelizmente, nos anos 1960 foi praticamente desativado, cedendo lugar a eventos esporádicos, inclusive abrigando, por um tempo, a Pinhal Rádio Clube, na qual, aos domingos, aconteciam programas de auditório bem concorrido.

O último grande espetáculo foi no ano de 1976, com a peça Bonifácio Bilhões, com os atores Lima Duarte e o saudoso Armando Bogus. Foi o evento dos mais concorridos. Em 1982 por meio de uma frutífera batalha da Associação Pinhalense de Cultura, que convenceu os proprietários a vendê-lo à Prefeitura Municipal, O cine Theatro Avenida passou a fazer parte do patrimônio público de Espírito santo do Pinhal.

Em 1986 foi feita licitação para projetos de restauro, quando também houve a participação ativa da APC. Sempre houve interesse em poder público em restaurar o Theatro, mas também sempre se esbarrou nas dificuldades financeiras. Em 1992, também através da APC, o imóvel foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Com isso, tem-se a garantia de que serão preservadas as características originais de sua arquitetura. Um grupo de pinhalenses formou a AATA- Associação Amigos do Cine Theatro Avenida. O Theatro Avenida foi reinaugurado em 11 de Dezembro de 2009.

CONTATO:

ATENDIMENTO

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER MAIS





Em breve!